Seja água, meu amigo.

“Getting Things Done, cuja abreviação é GTD, é um método de gerenciamento de ações que dá nome ao livro de David Allen.

O GTD se baseia no princípio de que uma pessoa precisa tirar as tarefas de sua mente e registrá-las em algum lugar. Desta forma, a mente fica livre do trabalho de lembrar de tudo o que necessita ser feito e pode se concentrar em realmente executar essas tarefas.” Fonte: Wikipédia.

Inspirado pelas artes marciais, “a mente clara como a água” pode ser considerado o propósito mais importante do GTD. De nada serviriam os conceitos, os hábitos e as ferramentas utilizadas para implementá-lo se deixarmos de lado este propósito.

Não pretendo me aprofundar nos conceitos do GTD, pois muitos já fizeram esse trabalho e disponibilizaram na Internet. Portanto, sugiro inicialmente:

1. Assistir algum vídeo de introdução:

 

 

2. Ler o livro:

“A Arte de Fazer Acontecer – Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo” – David Allen

Imagem relacionada

O próprio GTD esclarece que, em um determinado projeto, é imprescindível definirmos seu objetivo e visualizarmos o resultado. Depois de assistir alguns vídeos e ler o livro, provavelmente você estará empolgado para colocar tudo o que aprendeu em prática. Neste ponto, é muito fácil esquecer exatamente o objetivo do próprio GTD. Então, nunca se esqueça: seja água, meu amigo.

Com isso em mente, o próximo passo é iniciar. Nas próximas publicações e aos poucos, falarei em detalhes sobre quais ferramentas eu utilizo para implementar o GTD e como elas se encaixam nos 5 estágios sugeridos pela metodologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *