Boa comunicação e habilidade para trabalho em equipe

Essa descrição está sempre presente nos currículos graças à supervalorização que as empresas dão para o trabalho em grupo.

Adrian Furnham, psicólogo especialista em gestão, pesquisou a eficiência de técnicas de trabalho em grupo como o Brainstorming. Resumindo sua conclusão: ele não funciona. As pessoas são mais produtivas quando trabalham sozinhas.

Pergunta, Perguntas, Homem, Cabeça

Além do impacto na produtividade, as decisões que tomamos quando trabalhamos presencialmente em grupo são muitas vezes influenciadas pela habilidade verbal dos participantes, principalmente quando há dados insuficientes. Neste cenário, um dos vilões é o próprio meio de comunicação.

Salvo algumas exceções, onde a análise de comportamento é fundamental para a tomada de decisão, a comunicação virtual geralmente produz as melhores decisões. Afinal, nós podemos pensar e buscar mais dados antes de, por exemplo, responder um e-mail.

Pode parecer um sacrilégio corporativo, mas, na maioria dos casos, se você quer que um trabalho seja bem feito,  privacidade e comunicação virtual é melhor do que colocar várias pessoas em uma sala.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *